Ficou alguma dúvida? Aqui você encontra as respostas de como se preparar para trocar o seu equipamento e continuar usufruindo da sua programação gratuita preferida.
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dúvidas
PRINCIPAIS PERGUNTAS
Quem precisa trocar os equipamentos?
+Todas as famílias que assistem TV por meio da parabólica tradicional precisam substituir seus equipamentos. É necessário substituir a parabólica tradicional – aquela que é grande e feita de tela, toda furadinha – por uma parabólica digital, que é menor e feita de chapa. Também é necessário trocar o receptor, o aparelho instalado ao lado da TV, por um modelo mais recente e capaz de receber o sinal digital de TV transmitido da Banda Ku. Quem assiste TV aberta com programação local usando uma antena no formato de ‘espinha de peixe’, ou a antena digital interna, ou é cliente de TV paga, não precisará fazer nada.
Por que a mudança é necessária?
+A mudança é necessária porque a tecnologia 5G está sendo implementada no Brasil e utiliza a mesma faixa da radio frequência do sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais (Banda C). Quando o sinal 5G é ativado, as parabólicas tradicionais instaladas próximas ao ponto de transmissão da nova tecnologia passam a sofrer interferências e podem até parar de funcionar. Quem não fizer a substituição do equipamento pode ficar sem ver TV.
Quais equipamentos devo comprar para ter acesso ao sinal digital transmitido para a nova parabólica digital?
+Você vai precisar de uma nova parabólica digital e um novo receptor. O ideal é procurar por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, para orientar sobre os equipamentos mais adequados para sua residência. Geralmente, esse é o mesmo profissional que faz a instalação dos equipamentos. Mas você também adquirir os novos equipamentos diretamente em lojas de eletrônicos ou pela internet.
Agora, se você está inscrito em algum programa social do Governo Federal e tem uma parabólica tradicional instalada e funcionando, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo número 0800 729 2404 ou clique neste LINK para verificar se você tem direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital.
Onde posso adquirir os equipamentos da nova parabólica digital?
+Os equipamentos estão à venda em lojas de eletrônicos e em lojas online. O ideal é procurar por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, que poderá orientar sobre os equipamentos mais adequados para sua residência. Geralmente, esse é o mesmo profissional que faz a instalação dos equipamentos.
Quando a mudança vai acontecer na minha cidade?
+O sinal digital transmitido via satélite (Banda Ku) já está disponível em todo o Brasil. Portanto, todos já podem fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital e começar a aproveitar os benefícios dos novos equipamentos, como a melhor qualidade de imagem e som. O que acontece gradativamente é a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. O agendamento e a instalação ainda não estão disponíveis para todas as cidades. Para saber quais municípios já estão com a agendamento liberado, acesse esse LINK.
O que acontecerá com a programação da minha TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado?
+Quando o sinal de TV transmitido para a parabólica tradicional (banda C) for desligado, quem não tiver feito a substituição do equipamento não terá mais acesso ao sinal dos canais abertos de televisão transmitidos por esse meio. Mas é importante lembrar que a perda do sinal poderá ocorrer antes, quando o sinal da tecnologia 5G for ativada em sua cidade. Por isso, se você ainda utiliza a parabólica tradicional para ver TV, recomendamos fazer a substituição dos equipamentos o mais rápido possível.
E se eu não trocar a antena, o que acontece?
+Quem assiste os canais abertos de TV transmitidos para as parabólicas tradicionais e não fizer a troca para a nova parabólica tradicional corre o risco de sofrer interferências e até perder o sinal quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade. Isso vai ocorrer porque o 5G utiliza a mesma faixa da radiofrequência da parabólica tradicional (banda C), provocando interferências e até interrupção do sinal de TV. E, em breve, o sinal da parabólica tradicional será interrompido definidamente.
Preciso comprar uma televisão nova?
+Não é necessário trocar o aparelho de TV. Todos os modelos de TV, até mesmo os mais antigos, podem ser conectados ao receptor da nova parabólica digital.
Há novos canais disponíveis nesta nova tecnologia de transmissão?
+É possível que encontre novos canais disponíveis em sua região, pois muitas emissoras locais passaram a transmitir sua programação para a nova parabólica digital, e antes não transmiiam para a parabólica tradicional. Acesse esse link e conheça todos os canais disponíveis para a nova parabólica digital.
KITS GRATUITOS
Quem tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital?
+Têm direito à instalação gratuita todas a famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, ligue para 0800 729 2404 ou acesse o link. Caso tenha direito e o agendamento já estiver liberado para sua cidade, já poderá fazer a solicitação.
Posso fazer a retirada do kit em algum lugar?
+Não, o beneficiário que tem direito à instalação do kit gratuito deve fazer o agendamento pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. Os instaladores da Siga Antenado vão até a residência dos beneficiários no dia agendado.
O que vem no kit gratuito com a nova parabólica digital?
+O kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.
Onde encontro meu NIS?
+Para verificar qual é seu NIS ou realmente se está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) – base de dados de famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal – acesse o o link https://cadunico.dataprev.gov.br/#/ e siga as orientações descritas neste site.
Como sei se faço parte de algum programa social do Governo Federal?
+Quem faz parte de algum programa social do Governo Federal está inscrito no Cadastro Único, (CadÚnico) – base de dados de famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Para saber se faz parte do Cadastro Único, acesse o o link https://cadunico.dataprev.gov.br/#/ e siga as orientações descritas neste site.
Tenho cadastro único e não possuo antena parabólica, tenho direito ao kit?
+Não, a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital é feita exclusivamente para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e tenha uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em sua residência. Caso o instalador vá à residência e não encontre o equipamento instalado e em funcionamento, a instalação gratuita não será realizada.
Possuo uma antena parabólica, tenho direito ao kit e compartilho com várias TVs, de outros familiares, mas no mesmo imóvel ou terreno. O kit gratuito vai funcionar em todas as TVs?
+O kit gratuito é composto por uma parabólica digital e um receptor, além do controle remoto e dos cabos para conexão em um aparelho de TV. Para distribuir o sinal da nova parabólica digital para outros aparelhos de TV, será necessário adquirir um receptor para cada televisor, que já estão disponíveis em lojas de eletrônicos ou pela internet. Porém, é importante informar que, se houver muitos televisores conectados à mesma antena, será necessário instalar um amplificador de sinal. Se este é o seu caso, recomendamos que procure por um instalador para avaliar e recomendar a solução mais adequada.
Porque a antena parabólica tem que estar conectada e funcionando, se o sinal da parabólica vai deixar de funcionar?
+A substituição gratuita dos equipamentos tem como propósito evitar que as famílias de menor renda que utilizem a parabólica tradicional fiquem sem acesso ao sinal de TV. As famílias que desativaram a parabólica tradicional ou que tenham o equipamento e não esteja em funcionamento já assistem TV pelo sinal captado por outros tipos de antena que não serão impactados pela migração da banda C para a banda Ku.
O técnico pode cobrar pela instalação do kit gratuito?
+Não. A instalação do kit fornecido pela Siga Antenado é gratuita, assim como todos os materiais utilizados. Em caso de dúvida ou denúncia, ligue imediatamente para o número 0800 729 2404.
A distribuição está sendo realizada pelo governo?
+A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital está sendo realizada pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.
Tenho duas TV's, terei direito a dois kits?
+Não, cada família inscrita em programas sociais do Governo Federal que tenham uma parabólica tradicional instalada e funcionando tem direito a apenas um kit gratuito.
Já tenho um conversor integrado a minha TV. Tenho direito ao kit completo ou somente a antena?
+Todos os beneficiários que cumprem com os critérios exigidos têm direito à nova parabólica digital e a um receptor, além do controle remoto e dos cabos necessários para correta instalação.
Moro em uma região de difícil acesso. O que devo fazer? Posso retirar o kit em algum lugar?
+Não é possível retirar o kit gratuito. Recomendamos que informe a situação no momento do agendamento. Nosso instalador entrará em contato e avaliará o que poderá ser feito diante de cada ocorrência. Nossa missão é fazer o possível para atender a todos os beneficiários.
Por quais canais consigo saber se minha cidade foi liberada?
+A forma mais prática é pelo nosso site. Mas pode entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404. Nossa equipe de atendimento dará toda orientação necessária.
Tenho vários parentes cadastrados em meu código familiar que moram em locais diferentes. Posso pedir uma antena para cada endereço?
+Para saber quem tem direito à instalação gratuita, recomendamos que cada indivíduo acesse a página de agendamento e faça a consulta utilizando seus documentos individuais (CPF ou NIS).
AGENDAMENTO
Como funciona o agendamento?
+Ao entrar em contato pelo 0800 729 2404 ou aqui pelo site, você responderá a um questionário para identificar se tem direito ao kit. Após essa etapa, você será direcionado para um de nossos atendentes e escolherá uma data para que o técnico vá até sua residência, verifique a existência da parabólica tradicional instalada e em funcionamento e já faça a substituição dos equipamentos.
Não consigo fazer o agendamento pelo site. O que devo fazer?
+Entre em contato com nossa equipe pelo 0800 729 2404.
Posso agendar dia e horário para visita técnica?
+Caso tenha direito à instalação gratuita, você poderá escolher apenas o dia da instalação de acordo com a disponibilidade de nossos instaladores, que será informada no momento do agendamento.
Não tenho telefone celular. Posso usar o número de outra pessoa?
+Sim, desde que a pessoa autorize e tenha ciência você pode indicar o número de celular de outra pessoa, pois poderemos fazer contato por SMS ou Whatsapp. Caso as mensagens não sejam respondidas, o agendamento será cancelado. Para reagendar, será necessário fazer novo contato com nossa equipe de atendimento.
INSTALAÇÃO
Devo entregar minha antena antiga para o técnico?
+Não, a antena parabólica antiga é uma propriedade particular. Como ela não terá mais uso, recomendamos que destine o equipamento para reciclagem.
Como identificar os técnicos da Siga Antenado?
+Os instaladores da Siga Antenado não trabalham uniformizados. Mas você pode solicitar sua identificação e ele poderá fornecer as informações de seu cadastro, que constarão na ordem de serviço recebida pelo profissional.
Não poderei receber o técnico no dia agendado. O que devo fazer?
+Entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo número 0800 729 2404 para solicitar nova data de instalação.
Eu mesmo posso fazer a instalação?
+Os kits gratuitos devem ser instalados pelos técnicos da Siga Antenado. Caso adquirida seu kit em lojas de eletrônicas ou pela internet, recomendamos que procure por um profissional capacitado para fazer a instalação. O procedimento é simples, mas exige conhecimento técnicos para posicionar a parabólica de maneira correta e apontá-la na direção do satélite, além de treinamentos e equipamentos para subir no telhado com segurança.
Caso eu mude de endereço e já tenha recebido o kit, posso entrar em contato para agendar novamente a instalação?
+Infelizmente não é possível. Nossos técnicos fazem apenas a primeira instalação. Caso mude endereço, será necessário contratar um técnico para fazer a instalação em sua nova residência.
PROBLEMAS TÉCNICOS
Às vezes, minha TV falha e perde a imagem e o som. O que pode estar acontecendo?
+Muitas falhas técnicas ocorrem por causa de falhas na instalação. Um dos motivos mais comuns são os cabos não estarem bem presos aos equipamentos. O primeiro passo é verificar se os cabos estão conectados corretamente na TV e no receptor. Outro motivo bastante comum é o envelhecimento dos cabos. Com o passar do tempo, eles ficam envelhecidos, podem ressecar e perder suas características originais. Recomendamos que procure por um instalador também chamado de antenista ou anteneiro para verificar as condições de sua instalação e, se necessário, fazer a substituição dos cabos.
Quando chove, o sinal fica ruim e às vezes até é interrompido. Por que isso acontece?
+Isso pode acontecer quando há uma barreira eletromagnética entre o satélite em órbita e a parabólica no telhado de sua casa. Uma tempestade ou nuvens muito carregadas pode se tornar uma barreira e dificultar a recepção do sinal. Mas esse é um problema passageiro.
O sinal da TV parou de funcionar após a instalação. O que devo fazer?
+Até 90 dias após a instalação, você pode entrar em contato com nossa central de atendimento pelo número 0800 729 2404. Após este período, recomendamos que procure por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro. Caso seja identificado problema no receptor, o fabricante do equipamento deve ser acionado através dos canais de atendimento informados abaixo. O prazo de garantia é de 1 (um) ano para o aparelho receptor.
Elsys – (19) 2101-0500 – [email protected] – https://www.elsys.com.br/atendimento/fale-conosco
Bedinsat – (45) 2103-2400 – [email protected] – http://www.bedinsat.com.br/contato.php
Intelbras – (48) 3281-9790 – [email protected] – https://loja.intelbras.com.br/atendimento/fale-conosco
Multi – (11) 3198-0004 – https://suporte.multilaser.com.br/